Rádio Esmeralda - Vacaria   16/01/2018 | 15h53     Atualizado em 16/01/2018 | 15h55

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Febre amarela não preocupa aqui no município

textos
textos

 

Novos surtos de febre amarela em diversas regiões do país colocaram a população em alerta. Nesses locais, está sendo feita a vacinação em massa para quem nunca recebeu a dose.

 

A chefe da Vigilância em Saúde de Vacaria, enfermeira Rosana Nery, disse que as pessoas podem ficar tranquilas quanto a situação aqui no município e região. Não há nenhum registro da doença.

 

Em 2009 foi feita uma vacinação em massa por causa do vírus circulante encontrado em macacos, sendo que muitos apareceram mortos nas matas pela região. Quem fez a vacina naquele ano, deveria repetir uma nova dose em 2019. Porém, explica Rosana Nery, pelo novo calendário nacional de vacinação, quem já fez uma dose não tem a necessidade de receber a imunização. Ela salienta que novos estudos afirmam que uma vez feita a vacina, a pessoa está imunizada por toda a vida.

 

A vacina agora faz parte do calendário de rotina e pode ser feita todas as quartas-feiras no Centro Médico Municipal na Rua Borges de Medeiros. Quem vai viajar para áreas com o vírus, deve fazer a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem.

 

Existem algumas contra indicações, conforme a enfermeira Rosana. Pessoas com doenças autoimune, idosos com mais de 60 anos, crianças menores de 09 meses, devem passar por avaliação médica para saber se podem se vacinar. Quanto as gestantes, não se recomenda a vacina e também precisam consultar seu médico.

 

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia