Saúde   16/04/2018 | 15h32     Atualizado em 16/04/2018 | 15h35

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

As doses do medicamento contra o vírus da Influenza devem começar a ser aplicadas na população a partir da próxima segunda-feira (23). Na data se inicia a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A Influenza está entre as viroses mais frequentes do mundo, e atinge cerca de 10% da população global anualmente, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Caxias do Sul, a vacina estará à disposição em todas as 47 unidades básicas de Saúde (UBS).

Conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Ignez Bertelli, os grupos de risco mais suscetíveis ao vírus são as crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, idosos, profissionais da área da saúde e portadores de doenças crônicas. Ela revela que com a chegada dos dias mais frios, é importante que as pessoas se protejam e se vacinem o quanto antes, uma vez que é no inverno o período de maior circulação da Influenza.

A campanha, que segue até o dia 14 de junho, terá um Dia D de vacinação na cidade. A programação prevê que todas as UBSs do Município atendam a comunidade também em um sábado de maio, já que muitas pessoas trabalham durante a semana e não podem se dirigir às UBSs em dias úteis. O Dia D está marcado para 12 de maio. A vacinação é gratuita.

As doses que serão utilizadas na campanha foram adquiridas junto ao Ministério da Saúde, e são do tipo trivalente. Elas contêm cepas de diferentes variações da Influenza. Ao todo, há uma cepa A/H1N1, uma A/H3N2 e uma B, da linhagem Victoria. Após a aplicação da vacina, dor e vermelhidão podem aparecer no local. Estas reações são leves, e costumam desaparecer em até 48 horas.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia