Rádio Esmeralda - Vacaria   15/05/2018 | 07h52     Atualizado em 15/05/2018 | 07h55

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Presidente do CETRAN estará em Vacaria, na SEMANA MUNICIPAL de TRÂNSITO

textos
textos

O presidente da JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) de Vacaria, Comissário da Polícia Civil João Carlos Pinto de Abreu, convidou o Presidente do Conselho Estadual de Trânsito - CETRAN/RS Luiz Noé Souza Soares para que o mesmo realize uma palestra sobre CRIMES de TRÂNSITO em Vacaria, fazendo parte da SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO, que acontecerá de 04 a 08 de junho.

Luiz Nóe confirmou sua vinda ao município na data de 05 de junho. O CETRAN possui, dentre outras atribuições previstas no art. 14 do CTB e Resoluções do CONTRAN: cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito das respectivas atribuições; - exercer o poder normativo nos limites de sua competência, mediante a expedição de resoluções, portarias e diretrizes e estimular e orientar a execução de campanhas educativas de trânsito.

O Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul tem exercido papel fundamental na sociedade gaúcha, seja elaborando Resoluções que auxiliam no cumprimento da lei de trânsito, complementando a legislação federal e proporcionando a sua adequada aplicação, seja inspecionando os municípios gaúchos para que possam exercer na plenitude a sua competência no trânsito, ou, ainda, desempenhando a sua função primordial de julgamento de recursos em última instância administrativa – observando o primado constitucional da ampla defesa e da proteção da vida com segurança no trânsito.

Segundo o representante da POLÍCIA CIVIL e Junta Administrativa de Recursos de Infrações, comissário Abreu, a importância da campanha que se dá, justamente no momento em que o tema “NÓS SOMOS O TRÂNSITO” é amplamente debatido, quando notamos muito mais veículos e pedestres nas ruas, o aumento crescente dos crimes de trânsito e acidentes na maioria das vezes causados por falta de atenção, imprudência e negligência.

O intuito da campanha é chamar a atenção do pedestre e condutor a fim de conscientizá-lo que deve adotar postura pró-ativa no trânsito, pois a campanha não traz nada de novidade, nada que seja de desconhecimento por parte deste público, mas sim, lembrá-lo dos “pecados” mais frequentes no dia a dia do trânsito.

Após um período de chamamento e conscientização, o representante da PC sugere que os condutores flagrados devem ser autuados e notificados, onde acabarão tendo de pagar as multas geradas além de terem os pontos relativos à infração, lançados em sua Carteira de Habilitação.

A realização da SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO é da Prefeitura Municipal de Vacaria, através do Departamento de Trânsito e Guarda Municipal. Participantes: Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, CFC Bueno, CFC Rizzon, CFC Vacaria, Secretaria Municipal da Educação, 23º CRE, UCS Campus Vacaria e Unopar Polo Vacaria (foto em anexo) e haverá na sua programação ações educativas, palestras e blitzes.

 

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia