Radio Caxias - Administração   10/07/2018 | 20h42     Atualizado em 11/07/2018 | 08h31

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Procon notifica farmácias sobre utilização de dados dos consumidores

Foto: Mirian Camargo.
Foto: Mirian Camargo.

Todas as redes de farmácias com lojas em Caxias do Sul começam a ser notificadas pelo órgão de defesa do consumidor a partir desta quarta-feira (11). A intenção é que sejam respondidos questionamentos sobre a utilização dos dados dos clientes que participam de programas de fidelidade que geram descontos. 

 

De acordo com o coordenador do Procon, Luiz Fernando Horn, a prática é legal, sendo adotada pela maioria dos estabelecimentos. Contudo, não se sabe ao certo se as informações dos consumidores estão sendo devidamente preservadas. 

 

O problema ocorre quando essas informações são comercializadas para outras empresas como, por exemplo, operadoras de planos de saúde. Horn ressalta que essa conduta é proibida, pois planos de saúde poderiam ter preços diferenciados com base no histórico de compras de medicamentos.

 

As farmácias devem encaminhar retorno aos questionamentos do Procon dentro de dez dias, a contar do recebimento da notificação. Caso alguma empresa não se manifeste no prazo estabelecido, a mesma pode sofrer sanções judiciais e responder por crime de desobediência. 

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia