Vacaria   01/08/2018 | 15h56     Atualizado em 01/08/2018 | 17h30

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite

textos
textos

A partir do dia 6 de agosto, crianças entre 1 e 5 anos podem ir ao posto de saúde receber vacina contra a poliomielite e o sarampo mesmo se já tomaram o imunizante anteriormente desde que não nos últimos 30 dias.

 

São três os objetivos da campanha:

1. Vacinar quem nunca tomou a vacina;

2. Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses;

3. Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção.

 

Esse tipo de campanha de reforço, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

O Brasil tem 822 casos confirmados de sarampo em 2018, e o Rio Grande do Sul 13 casos, sendo um em Vacaria.

 

O ministério informou que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".

 

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

 

Quem deve ser vacinado?

? Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".

? Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

? Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

 

Em Vacaria todos os Posto de Saúde estarão aptos de seis a 31 de agosto , á vacinarem as crianças com mais de um ano de idade e menores de cinco anos. Dia 18 de agosto, acontece o Dia D, sendo que em Vacaria, a vacinação será das 8 ás 17 horas na Unidades de Saúde.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia