Determinação   07/08/2018 | 20h16     Atualizado em 07/08/2018 | 21h31

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Criadores de pássaros são autuados e têm atividades suspensas em Caxias do Sul

Foto: Sema/ Divulgação.
Foto: Sema/ Divulgação.

Em fiscalização de agentes da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) do Governo do Estado, três criadores de pássaros amadores foram autuados e tiveram as atividades suspensas em Caxias do Sul.

 

Ao todo, 45 pássaros foram apreendidos. Cardeais, azulões, coleirinhos, sanhaço-frade e trinca-ferros estão entre as espécies encontradas.

 

Na inspeção, foram constatados 12 pássaros sem anilhas e 33 com selos não comprovados, sendo cinco com indícios de fraude ou adulteração. Além disso, 30 anilhas foram recolhidas com sinais de reutilização ou fraude. Mais de 100 aves foram examinadas.

 

A analista ambiental do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado da Serra, que prefere não ser identificada, explica que parte das aves foi apreendida sendo encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama e outras devolvidas ao habitat natural.

 

De acordo com a analista, a fiscalização ficou sabendo das irregularidades por meio de denúncias. Acrescenta que a vistoria foi realizada há alguns dias na Zona Oeste de Caxias.

A profissional ressalta que a comunidade pode denunciar as irregularidades por meio do site www.fepam.rs.gov.br, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

 

A operação contou com o apoio de técnicos do Balcão de Licenciamento Ambiental e também do Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BM).

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia