Radio Caxias - Executivo   09/08/2018 | 20h18     Atualizado em 10/08/2018 | 08h38

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Secretário da Segurança garante retorno do ônibus da Guarda Municipal na Praça Dante

Foto: Alex Schneider/ Rádio Caxias.
Foto: Alex Schneider/ Rádio Caxias.

O secretário da Segurança de Caxias do Sul, Clovis Juvenal Pacheco, afirma que o ônibus da Guarda Municipal (GM) vai retornar para ronda junto à Praça Dante Alighieri. Ele estima a retomada ainda para este mês e, explica que o veículo precisou deixar o espaço devido a problemas elétricos, e, dessa forma, está passando por manutenção. A volta do ônibus da GM ocorre após furtos de placas de bronze de praças da cidade.

O titular da pasta afirma que a intenção é que dois guardas possam fazer parte do efetivo, que deve estar presente, principalmente, no turno da noite. Ele ressalta que por se tratarem de espaços abertos, não há como realizar a implantação de alarmes.

Pacheco também explica que não é viável deixar um guarda municipal cuidando de cada monumento, pois não há efetivo para isso, e além da proteção ao patrimônio, a corporação, que conta com 164 servidores, tem também outras atribuições. Acrescenta que por noite, por exemplo, de 10 a 15 alarmes em prédios públicos disparam e acionam parte do grupo.

 

Ele relata que a Secretaria também está trabalhando na investigação dos casos de furtos de placas, em procura de imagens de videomonitoramento. Afirma que os registros serão analisados na busca de tentar coibir futuras ações de depredação do patrimônio público.

 

No último dia 08, a Secretaria da Cultura (SMC) informou a retirada de cinco placas de bronze das praças Dante Alighieri e João Pessoa para evitar novas ocorrências. As mesmas serão substituídas por material de acrílico.

 

Além disso, o Município também destacou que uma vistoria vai acontecer em espaços públicos para averiguar se existem mais placas que possam ser trocadas. No início desta semana houve o furto da Rosa dos Ventos junto à Praça Dante e, em julho, já tinha sido furtada uma que estava no monumento Gigia Bandera.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia