Radio Caxias - Providência   14/09/2018 | 12h39     Atualizado em 14/09/2018 | 12h40

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Conselho trabalha juridicamente para reverter devolução da gestão do Centro de Saúde do Trabalhador ao Estado

Foto: Alex Schneider/ Rádio Caxias
Foto: Alex Schneider/ Rádio Caxias

O Conselho Gestor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Serra Gaúcha se manifestou na manhã desta sexta-feira (14) sobre decisão da Prefeitura de Caxias do Sul de encerrar a gestão do serviço no Postão 24 Horas. A medida, de acordo com a administração municipal, visa aperfeiçoar as atividades do PA e devolver os servidores caxienses às atividades de origem.

Conforme a presidente do Conselho, Maisa Ramos Arán, a informação verbal foi recebida pelo grupo ainda no fim da tarde de quarta-feira (12). Ela explica que no dia seguinte procurou a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) para tomar posse do comunicado por escrito enviado pelo Município nesta semana.

Maisa destaca que a medida foi recebida com surpresa pelo Conselho e que os dados divulgados pela Prefeitura não condizem com a realidade. Segundo ela, o CEREST/Serra recebe verba estadual e federal e o custo mensal do Município é apenas uma pequena parcela do valor total. Além disso, ressalta que ao ser construído, o prédio do Postão 24 Horas, onde funciona o serviço, foi erguido com verba do CEREST.

Para reverter a decisão, Maisa revela que está em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público (MP) para tomar providências jurídicas e evitar que o desligamento aconteça.

Ela também lembra que o CEREST/Serra é um serviço especializado e multiprofissional na área da saúde do trabalhador, que realiza ações preventivas de âmbito dos acidentes e doenças do trabalho. O Centro atende 49 municípios da Serra, entre eles, Caxias do Sul.

O Cerest/Serra abrange 49 municípios, totalizando mais de 1 milhão de habitantes beneficiados: Alto Feliz, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Bom Princípio, Campestre da Serra, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guabijú, Guaporé, Ipê, Jaquirana, Linha Nova, Monte Alegre Dos Campos, Monte Belo do Sul, Muitos Capões, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Picada Café, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São José dos Ausentes, São Marcos, São Vendelino, União da Serra, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia