Radio Caxias - História   14/09/2018 | 19h10     Atualizado em 14/09/2018 | 19h15

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Projeto sugere criação de roteiro de espaços que acolheram fatos ou pessoas de destaque histórico e artístico

Foto: Danielly Soares/ Divulgação
Foto: Danielly Soares/ Divulgação

A proposta do vereador Felipe Gremelmaier (MDB) consiste na implantação de placas nos locais em que acontecimentos importantes marcaram a história de Caxias do Sul, assim como por onde passaram personalidades que contribuíram também neste contexto. 

De acordo com o parlamentar, a ideia já vinha sendo elaborada há algum tempo. Neste período, foi possível verificar iniciativas similares em outras cidades, como, por exemplo, as placas azuis de Londres. A iniciativa, que existe há mais de 120 anos na Inglaterra, propicia uma experiência diferenciada, uma vez que as pessoas podem confeccionar roteiros customizados. 

Gremelmaier acredita que a proposta é completamente viável e que vem em um momento para demonstrar que é possível conscientizar e envolver a comunidade no cuidado do patrimônio público, diferentemente da política de retirada de placas dos monumentos promovida pela administração municipal. 

O projeto de lei sugere ainda a criação de uma comissão formada por integrantes das secretarias da Cultura (SMC) e do Turismo (Semtur). O grupo ficaria responsável por realizar levantamentos para delimitar os espaços, viabilizando assim a proposta. A ideia é que os roteiros personalizados sejam montados por meio de um aplicativo de celular, ofertado gratuitamente à população e aos visitantes da cidade. 

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia