Radio Caxias - Exposição   04/10/2018 | 17h10     Atualizado em 04/10/2018 | 17h15

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

PANCs Contemporâneas

Foto: Rafael Ribeiro/ Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Rafael Ribeiro/ Prefeitura de Caxias do Sul


A exposição “PANCs Contemporâneas”, de Rafael Ribeiro, abre na próxima quarta-feira (10/10), às 19h, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás. Amostra retrata a visão do artista em relação às PANCs, sigla usada para denominar as plantas alimentícias não convencionais. Os trabalhos buscam retratar, de maneira orgânica, a morfologia física e energética desses seres vivos carregados de potência nutritiva e medicinal. As telas foram ilustradas a punho livre e compõem-se por meio de linhas de diferentes espessuras, formas e comprimentos.

Segundo Rafael, as PANCs são plantas que não são consumidas de forma conhecida, mas que enriquecem os pratos com sabores, aromas e texturas. Além disso, são facilmente encontradas na natureza e, se estiverem em um contexto favorável, não necessitam de muitos cuidados, o que demonstra o potencial como alimento de fácil acesso, além do elevado potencial nutritivo. “Conhecer as PANCs, prová-las e desafiar o próprio paladar com o desconhecido, são tarefas que empoderam o ser humano no caminho de uma alimentação mais conectada com o que o planeta nos oferece de maneira espontânea. A natureza nos oferece muitos presentes, mas precisamos saber identificá-los”, conclui.
“PANCs Contemporâneas” poderá ser conferida até o dia 4 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e nos finais de semana e feriados, das 16h às 22h. As exposições do Centro de Cultura Ordovás sempre oferecem atividades gratuitas para a comunidade. O artista Rafael Ribeiro realizará dois encontros de experimentos com PANCs e visita guiada junto à exposição: um, no dia 20 às 16h, e outro, no dia 25 às 19h. Interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 18 e até o dia 23, respectivamente de acordo com as datas, pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br.

Sobre o artista
Rafael Ribeiro é experimentador das artes visuais. Trabalha com colagem, ilustração, pintura, xilogravura e impressão manual em tecido. Expôs trabalhos em uma mostra coletiva no Coletivo Labs, em 2015. Em 2017, fez sua primeira exposição individual no Alouca Café. É formado em Administração de Empresas pela UCS e Mestre em Design Estratégico pela Unisinos. Hoje atua como agricultor orgânico, tendo como foco o cultivo de cogumelos comestíveis e hortaliças.
 

 

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Caxias do Sul

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia