Visitação   04/10/2018 | 17h14     Atualizado em 04/10/2018 | 17h15

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Impressões Únicas de Matrizes Aleatórias

Foto: Samuel Casal/ Divulgação
Foto: Samuel Casal/ Divulgação


A exposição “Impressões Únicas de Matrizes Aleatórias” - Xilogravuras, de Samuel Casal, abre para visitação no dia 10 de outubro (próxima quarta-feira), às 19h, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. É por meio do desmembramento das matrizes, que deram origem a série inicial de xilogravuras desta mostra, que o artista Samuel Casal reconstrói e ressignifica os fragmentos delas em uma série subsequente, construída a partir de recortes dos movimentos e texturas originais. Nela, é incluída a presença simbólica do criador/criatura como ser derivado da arte, e não só a arte como resultado que deriva do artista.

Os dois momentos, a impressão das matrizes entalhadas e os seus recortes, narram momentos simbólicos na construção e desconstrução visual do processo criativo, documentando graficamente composições que buscam o equilíbrio e harmonia entre a abstração, o racional e o aleatório. A exposição contará com mais de 30 obras, sendo xilogravuras impressas em papel 100% algodão, matrizes de MDF e compensado naval.
“Impressões Únicas de Matrizes Aleatórias” poderá ser conferida até o dia 04 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e nos finais de semana e feriados, das 16h às 22h. Para grandes grupos e escolas, é necessário um agendamento prévio pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br. No dia 5 de novembro, às 10, o artista Samuel Casal realizará uma conversa e uma visita guiada junto à exposição. Interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 1º de novembro pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br.

Sobre o artista
Samuel Casal nasceu em Caxias do Sul e reside atualmente em Florianópolis. Trabalha como artista gráfico e plástico desde 1990. Recebeu diversos prêmios, entre eles, oito troféus HQMIX, um Prêmio Jabuti de Literatura e uma Menção na Bienal Brasileira de Design Gráfico. Casal se dedica a arte da gravura há 15 anos e já expôs e publicou seu trabalho em diversas cidades do Brasil e de outros países.
 

 

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Caxias do Sul

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia