Radio Caxias - Saúde do Homem   08/11/2018 | 19h31     Atualizado em 08/11/2018 | 19h35

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Novembro Azul chama atenção para a prevenção de doenças prevalentes no homem

Foto: Cleberson Portela / Rádio Caxias
Foto: Cleberson Portela / Rádio Caxias

A abertura oficial das atividades alusivas ao mês de conscientização sobre a saúde do homem teve início em Caxias do Sul. O lançamento ocorreu no Salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na tarde desta quinta-feira (08). A comunidade do bairro prestigiou o evento promovido pela paróquia do Divino Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura.

De acordo com Clarice Pereira da Silva, assistente social da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esse momento é fundamental para que os homens reflitam sobre os cuidados necessários para uma vida saudável. Ela ressalta que o envolvimento das mulheres é fundamental nesse processo de orientação, pois multiplicam dentro de casa as informações para os familiares.

Na plateia, poucos homens. Entretanto, os que ali estavam observavam e interagiam com atenção. Entre eles, Nivaldo Pauletti. O terapeuta holístico entende que a maioria dos homens não é adepta de hábitos saudáveis. Por isso, defende a prevenção e a conscientização.

O aposentado Abrelino Biazzin também esteve no evento. Ele revela que tem se sentido melhor ao participar de atividades que possibilitam a troca de informações, principalmente, na área da saúde.

Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Vigilância Epidemiológica, o número de óbitos em decorrência do câncer de próstata vem diminuindo desde 2015, em Caxias do Sul. Naquele ano, foram registradas 42 mortes no Município. Em 2016 e 2017, 36, em ambos os períodos.

Neste ano, até o momento, foram notificadas 26 mortes por esse tipo de tumor na cidade. A redução pode ser justificada parcialmente pela evolução dos métodos de diagnóstico da doença.

/

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia