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Geral   11/02/2019 | 11h26     Atualizado em 11/02/2019 | 11h52

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Pardais e lombadas eletrônicas das rodovias federais do RS estão desligados

Foto: divulgação
Foto: divulgação

As rodovias federais do Rio Grande do Sul contam com uma forma a menos de fiscalização. Tanto lombadas eletrônicas quanto pardais não estão registrando infrações desde 14 de janeiro de 2019.


A coluna pede explicações ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e ao Ministério de Infraestrutura desde novembro do ano passado. As respostas só foram obtidas após o uso da Lei de Acesso à Informação. 


O pedido foi feito em 22 de janeiro e respondido em 8 de fevereiro. Nele, o Dnit confirma que, neste momento, não há controladores de velocidade em funcionamento nas rodovias federais gaúchas. 

 

O contrato de aluguel dos controladores de velocidade, renovado quatro vezes e que vigorava desde 2010, chegou ao fim há quatro semanas e não foi reativado pelo Dnit. Desde então, as infrações cometidas no trecho de responsabilidade da autarquia só recebem fiscalização feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e seus equipamentos de controle.


E essa não é a primeira vez que os equipamentos foram desligados no Rio Grande do Sul. Entre novembro e dezembro de 2017, os controladores ficaram 40 dias sem registrar infrações. Na ocasião, faltou dinheiro ao Dnit para pagar o aluguel dos equipamentos. 


Os novos pardais e lombadas eletrônicas estão sendo instalados pela empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica, do Ceará, desde outubro do ano passado. Porém, nenhum deles ainda registra infração. 

 

No edital de licitação havia a previsão de instalação de 270 equipamentos. Agora, o Dnit fala em 166 equipamentos para monitorar 189 faixas de tráfego. O novo contrato terá cinco anos de duração. Metade dos controladores terá sistema com identificação das placas de todos os veículos, mesmo daqueles que não passarem acima da velocidade.


E em três rodovias federais gaúchas, os pardais e lombadas eletrônicas não voltarão a funcionar custeados pelo Dnit: na BR-101, Rodovia do Parque e BR-386. Estas três rodovias, junto com a freeway, passarão para a administração do grupo CCR. 


Caberá à concessionária de rodovias fazer a compra e instalação dos novos controladores, como consta no contrato. Porém, a empresa informa que só irá encaminhar a colocação dos pardais e lombadas a partir do dia 15 de fevereiro. Também informa que irá consultar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para saber quantos serão adquiridos e onde eles devem ser instalados. 

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