YouTube Facebook Bitcom

Cidade   15/03/2019 | 14h00     Atualizado em 15/03/2019 | 14h04

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Forqueta Cultural ocorre neste sábado e domingo

O apoio cultural é da Bitcom

Foto: Paulo Tonietto
Foto: Paulo Tonietto

Dança interativa, sons de viola, uma filme de animação que mostra uma cidade de bichos bem espertos, visita ao Museu da Uva e do Vinho, as cantorias e a fartura do Filó Comunitário são atrações do terceiro fim de semana do projeto Forqueta Cultural, dias 16 e 17 de março, no bairro de Forqueta.

 

Concebida como uma estratégia de dinamização e descentralização de atividades artísticas em Caxias, a programação de sábado, começa às 14h com uma visita guiada ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, espaço que reúne um acervo peculiar de objetos e histórias que remetem à vitivinicultura e à história de Caxias do Sul. Em seguida, às 15h, tem a apresentação da Requebra Espaço de Dança.

 

O trabalho parte de uma abordagem contemporânea de improvisação de movimentos, fazendo com que a dança funcione como recurso de troca e livre experimentação. Nesse contexto, bailarinos e público estabelecem um diálogo coreográfico e de entrosamento através da arte. Às 16h a programação inclui a exibição da divertido Zootopia, uma animação dos estúdios Disney que mostra uma cidade que é o bicho.

 

Domingo as atividades começam às 15h com o Filó Comunitário. Encontro movido por cantorias, humor e farta gastronomia, o filó é uma das marcas típicas da cultura herdada dos imigrantes italianos e seus encontros onde cultuavam lembranças e trocavam receitas sobre comer, viver, amar e vencer na nova terra. Às 16h o programa inclui apresentação do músico Valdir Verona.

 

Instrumentista que consolidou uma obra respeitada no cenário nacional, com sua viola Verona transita por referências que vão do folclore sulino à formação erudita, incluindo a música regional brasileira, a MPB e o jazz. O repertório tem variações de milongas, chamarras, chamamés, choros e peças com linguagem musical contemporânea.

 


A programação do Forqueta Cultural é gratuita e aberta à comunidade caxiense. Em cada encontro um grupo, entidade social ou associação de outro bairro é convidado especial das atividades. Eles se deslocam de forma gratuita para participar da programação. O projeto é concebido e realizado pelo Ponto de Cultura Costurando Sonhos, de Forqueta, e a Varsóvia Educação e Cultura, fomentando a redescoberta de um bairro e um espaço histórico de Caxias, na perspectiva de acesso à cultura, e da ocupação de espaços da comunidade com práticas de convivência social através da apreciação artística.

 

Forqueta Cultural

Sábado, 16 de março

14h00 ? Visita Guiada ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp

15h00 ? Apresentação de Dança da Requebra Espaço de Dança

16h00 ? Exibição de Cinema Infantil com Zootopia

 

Domingo, 17 de março

15h00 ? Filó Comunitário

16h00 ? Apresentação Musical de Valdir Verona

 

 O que: Forqueta Cultural

Quando: Sábado, 16, e domingo, 17 de março

Onde: Ponto de Cultura Costurando Sonhos, junto ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, no bairro Forqueta

Quanto: Entrada Franca

Agendamento de Entidades e Associações: Melissa Piamolini ? Fone: (54) 99616-9690

Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura

Apoio Cultural: Empresas Randon, Plásticos Pisani, Pinta Risco, Três Eixos, Bitcom, Duroline, TRC e Slomp Materiais de Construção.

Forqueta Cultural tem dança interativa e som de viola

 

 

Publicidade

imagens imagens imagens

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia