YouTube Facebook Bitcom

  09/05/2019 | 15h18     Atualizado em 09/05/2019 | 15h43

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Projeto de requalificação da Praça Dante Alighieri é apresentado

Melhorias incluem playground, espaço pet, banheiro familiar, uma guarita da Guarda Municipal e museu a céu aberto

Mateus Argenta
Mateus Argenta

O projeto de requalificação da Praça Dante Alighieri foi apresentado pela prefeitura de Caxias do Sul nesta quinta-feira, 09. A apresentação foi conduzida pela arquiteta responsável pelo anteprojeto, Akemi Inamoto, e acompanhada pelos secretários municipais das pastas envolvidas: Fernando Mondadori, do Planejamento (Seplan); Mirangela Rossi, do Urbanismo (SMU); Joelmir da Silva Neto, da Cultura (SMC); Patrícia Rasia, do Meio Ambiente (Semma); Renata Carraro, do Turismo (Semtur); e pelo chefe de Gabinete, Chico Guerra.

 

Num primeiro momento, Akemi falou sobre as pesquisas realizadas com a população in loco e via internet a respeito das condições da Praça Dante Alighieri e o que poderia ser melhorado. Baseado nisso, a administração realizou um estudo de requalificação da praça para que ela se torne mais segura, atrativa e funcional.


Após, ela trouxe uma trajetória histórica da Praça Dante Alighieri, localizada no ?coração? de Caxias do Sul, e apresentou os principais conceitos que devem ser trazidos para esse novo projeto. Entre eles, o resgate parcial do traçado que existia no local na década de 30 e a valorização do patrimônio vegetal e cultural, preservando e destacando os monumentos existentes, árvores imunes e o piso de pedras portuguesas.


O anteprojeto traz uma ideia preliminar da proposta de requalificação e prevê algumas novidades para a praça, como um palco fixo para eventos das secretarias e de entidades, piso tátil, playground com brinquedos para crianças de várias idades, espaço pet, museu a céu aberto contando a história da praça, guarita da Guarda Municipal que funcionará 24h, banheiro público familiar e outro para funcionários, espaço de bicicletas de aluguel e pontos de apoio com wi-fi e distribuição de água. Além disso, a Avenida Júlio de Castilhos, entre as ruas Marquês do Herval e Doutor Montaury, seria uma rua que promoveria o convívio compartilhando o espaço entre pedestres, veículos e ciclistas.

 

O anteprojeto ainda pode passar por adaptações a partir de sugestões da população e de entidades, que serão avaliadas pela administração municipal.


Reunião COMPAHC

 

O projeto de requalificação da Praça Dante Alighieri também foi apresentado, na última quarta-feira, 08, na reunião ordinária do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC). A arquiteta responsável pelo projeto e alguns secretários municipais participaram do encontro. Além da apresentação, também tiveram as manifestações do relator e do revisor do projeto, que fizeram suas ponderações acerca da proposta, e ainda foi aberto um espaço para debate e esclarecimento de dúvidas entre os presentes.

 

Como o conselho tem função consultiva e não deliberativa, a proposta será analisada e poderá receber sugestões dos conselheiros. O projeto recebeu pedido de vistas e deverá voltar à discussão na próxima reunião ordinária do COMPAHC, no mês de junho.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia