Rúgbi na Bitcom TV   20/06/2017 | 07h59     Atualizado em 20/06/2017 | 08h11

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Farrapos vence San Diego e conquista octacampeonato gaúcho de Rúgbi

Jogo em Bento Gonçalves foi transmitido pela Bitcom TV. Na preliminar, Serra Caxias venceu Charrua e ficou em 3º. No sábado (17) equipe de Bento também foi campeã da Liga Sul. Parceria da Bitcom com FGR será mantida em 2018

Final do Campeonato Gaúcho aconteceu neste sábado (17) e consagrou campeão o time de Bento
Final do Campeonato Gaúcho aconteceu neste sábado (17) e consagrou campeão o time de Bento
Foto: divulgação

O Farrapos é o campeão gaúcho de Rúgbi em 2017. A equipe de Bento Gonçalves conquistou o título estadual neste sábado (17). Na final - realizada no Estádio da Montanha, a partir das 15h, com transmissão da Bitcom TV - o Farrapos venceu o San Diego por 39 a 20. Com o resultado, o time serrano chegou ao seu oitavo título consecutivo. O octacampeão gaúcho de Rúgbi foi obtido de forma invicta, com sete vitórias em sete jogos. Já o San Diego repetiu a colocação de 2016, ficando com o vice. Naquele ano, a final do Estadual também foi entre Farrapos e San Diego. A vitória do time de Bento sobre a equipe de Porto Alegre havia sido por 17 a 13.

Neste ano a vantagem do Farrapos foi maior (39x20), mas o jogo foi novamente bastante disputado. O San Diego saiu na frente, conseguindo um try logo aos 2 minutos de partida e abrindo 7x0 no marcador. Empurrado pela torcida porto-alegrense, que compareceu em bom número, o time da capital criou boa oportunidades. Mas aos poucos o Farrapos equilibrou as ações, virando a partida e terminando o primeiro tempo a frente. No início da segunda etapa o time de Bento ampliou a vantagem, chegando a abrir 39 a 13. Mas nos minutos finais o San Diego conseguiu um try, diminuindo a diferença e finalizando o jogo em 39 a 20.

Farrapos venceu San Diego por  39 pontos a 20,  no Estádio da Montanha
Farrapos venceu San Diego por 39 pontos a 20, no Estádio da Montanha

Dois títulos num só dia: Farrapos venceu Liga Sul e agora vai em busca do Brasileiro

O título gaúcho não foi a única conquista do Farrapos neste sábado (17). A equipe de Bento Gonçalves também foi campeã da Liga Sul. Mesmo sem atuar, o time serrano foi beneficiado pela vitória do Curitiba sobre o Desterro (SC) em jogo realizado no mesmo horário da final do Campeonato Gaúcho. Com o resultado o Farrapos terminou à frente na pontuação, conquistando pela primeira vez a competição que reúne equipes dos três estados do Sul do Brasil (RS, SC e PR). "É um dia muito especial para nós. Além do octacampeonato estadual, conquistamos também a Liga Sul, que nunca tínhamos vencido", comentou o jogador e treinador do Farrapos, Javier Cardozo. Ele concedeu entrevista à Bitcom TV logo após a entrega do troféu, quando atletas e  torcedores de Bento, que lotaram as arquibancadas, comemoram os títulos.

 

Javier lembrou que agora o objetivo do Farrapos é a conquista do Campeonato Brasileiro. Em 2016 o time de Bento terminou a competição nacional na quarta colocação, atrás de São José (SP), Desterro (SC) e Curitiba (PR), atual campeão nacional. O Farrapos é o único representante gaúcho na primeira divisão brasileira, que reúne oito times. San Diego e Charrua estão na Copa Tupi, equivalente à segunda divisão. Serra Caxias e Brummers disputam a etapa de qualificação desta competição. O SC encara o Chapecó em dois jogos eliminatórios neste final de junho. Caso vença, o time de Caxias do Sul ingressa na fase de grupos.

Com virada no fim, Serra Caxias conquistou 3º lugar em partida transmitida pela Bitcom TV

Serra Caxias disputou o terceiro lugar com o Charrua e venceu por 25 a 21
Serra Caxias disputou o terceiro lugar com o Charrua e venceu por 25 a 21
Foto: divulgação

Antes da final entre Farrapos e San Diego, entraram em campo no Estádio da Montanha neste sábado (17) Serra Caxias e Charrua. O jogo válido pela disputa do 3º lugar do Campeonato Gaúcho iniciou às 13h e teve transmissão da Bitcom TV. Foi uma partida emocionante: atrás no placar durante todo o jogo, o Serra Caxias conseguiu a virada nos minutos finais. O time caxiense perdia por 21 a 12. Foi quando o Charrua teve um jogador com cartão amarelo e ficou com um a menos em campo. O SC aproveitou a vantagem numérica e foi para cima da equipe porto-alegrense. Conseguiu dois tries e virou o placar para 22 a 21. No final, ainda aproveitou um penal e marcou mais 3 pontos, vencendo por 25 a 21.

 

O inédito terceiro lugar no Estadual foi bastante comemorado pelos atletas. Foi a melhor colocação obtida pelo SC, que em 2016 havia terminado em 4º. Naquele ano, a disputa de 3º e 4º lugares também havia sido entre SC e Charrua, com vitória do time portoalegrense por 15 a 13. "SC e Charrua é sempre decidido no detalhe. Foi assim em 2016 e novamente neste ano, só que agora com vantagem para nós", comentou o atleta e treinador do SC, Lucas Carrizzo, em entrevista à Bitcom TV logo após receber o troféu de 3º lugar.

Bitcom TV transmitiu Campeonato Gaúcho de Rúgbi desde março: em 2018 tem mais!

A final do Campeonato Gaúcho de Rúgbi entre Farrapos e San Diego - neste sábado (17), em Bento Gonçalves, quando o Farrapos sagrou-se octacampeão  ao derrotar o time de Porto Alegre por 39 a 20 - não foi a única partida transmitida ao vivo pela BitcomTV. O canal de Web TV esteve presente em todas as rodadas do Estadual 2017. As transmissões iniciaram em 11 de março, quando o Farrapos ganhou do Universitário por 88 a 0 em Bento Gonçalves. Em 22 de abril a Bitcom TV esteve no Estádio Municipal de Caxias do Sul televisionando a vitória do San Diego sobre o Serra Caxias por 25 a 19. No dia 6 de maio foi a vez de exibir o clássico serrano entre Farrapos e SC, com vitória do time de Bento por 66 a 12. No dia 20 de maio a Bitcom TV transmitiu a vitória do SC sobre o Brummers por 26 a 12. O jogo realizado em Caxias do Sul definiu o último classificado para as semifinais. Na preliminar a Bitcom também mostrou a conquista do título juvenil pelo Brummers, que derrotou o SC por 24 a 10. No dia 3 de junho a Bitcom TV esteve em Bento Gonçalves transmitindo  a semifinal entre Farrapos e SC, com vitória do time de Bento por 114 a 3.

 

A parceria da Bitcom TV com a Federação Gaúcha de Rúgbi (FGR) será mantida em 2018. No ano que vem o Campeonato Estadual de Rúgbi será novamente exibido pela Bitcom na Internet "Isso é muito positivo para a Federação e para o rúgbi gaúcho. Através da Bitcom TV conseguimos levar os jogos para vários locais e a grande participação que tivemos na final, com pessoas de outros estados e até de outros países acompanhando os jogos, mostra que o resultado foi bom", comentou o gerente da FGR, Lucas Toniazzo. Ele comentou os jogos de sábado (17) ao lado do narrador André Fontana e da repórter Tamara Ludwig (Bruno Trindade e Thelo Giani atuaram como cinegrafistas). Toniazzo adiantou que o Campeonato Gaúcho de Rúgbi poderá contar com 8 equipes em 2018. Neste ano o Estadual foi disputado por seis times, de cinco municípios: Farrapos (Bento Gonçalves), Serra Caxias (Caxias do Sul), San Diego e Charrua (Porto Alegre), Brummers (Novo Hamburgo) e Universitário (Santa Maria). O título do Farrapos foi conquistado com invencibilidade. A equipe de Bento ganhou todas as 7 partidas disputadas, com uma campanha irrepreensível: 88 x 0 no Universitário; 67 x 12 no Brummers; 28 x 24 sobre o Charrua; 66 x 12 em cima do SC; 41 x 10  sobre o San Diego; 114 x 3 sobre o SC na semifinal; e 39 a 20 sobre o San Diego na decisão.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia